Páginas

sábado, 16 de julho de 2011

DE 28 A 31 SEMANAS

O BEBE

Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. O corpo está mais roliço e rechonchudo. Pesa em torno de 1200-1300 gramas, mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés. O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz.

  Múltiplos: Se nascerem agora eles têm 90% de chance de sobrevivência. Esperamos que eles fiquem por aí mais um bom tempo.

A FUTURA MAMÃE:

Nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, etc. Seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo; a média de ganho de peso até agora está entre 8 a 12 quilos. Se você ainda não fez um teste de tolerância à glicose para saber se é portadora de Diabetes Gestacional, seu médico poderá pedi-lo nesta semana.

  Múltiplos: Você começa a se sentir muito pesada e lenta agora; há muita pressão a nível da bacia e dores nas costas. Você se sente como se os bebês estivessem sentados sobre o seu reto ou bexiga. Banhos mornos podem ajudar. Seja paciente e peça ajuda aos mais próximos. Você vai precisar. Exames do Terceiro Trimestre:
  Em gestações de baixo risco suas consultas passam a ser quinzenais entre 28-36 semanas; a partir da 36ª semana elas passam a ser semanais. Durante essas consultas, seu médico vai checar a altura uterina, seu peso, pressão sangüínea, análise da urina (para pesquisa de infecção sem sintomas, açúcar e proteínas). Como o parto se aproxima, a posição do bebê é verificada e exames de toque vaginal são feitos para avaliar uma possível dilatação do colo uterino. Se alguma situação de alto risco é detectada (pré-eclâmpsia ou hipertensão induzida pela gravidez, Diabetes Gestacional, Placenta Prévia, Infecção Urinária, etc.), seu médico precisará de visitas mais freqüentes para melhor acompanhamento da sua saúde e do bem estar do bebê.
  Nessa fase você deve perguntar, perguntar, perguntar e perguntar....

O FUTURO PAPAI:

Vamos celebrar o trimestre final. Vá ao Shopping e compre alguma coisa para o bebê e, é claro, para ela. Faça massagem com óleos sobre o abdome e nos pés da futura mamãe; ela vai adorar. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção para ela. Agora ela precisa mais do que nunca.
29 SEMANAS

A cabeça do feto começa a ficar proporcional ao resto do corpo. Ele pesa cerca de 1300 gramas e mede em torno de 37 cm. O acúmulo de gordura sob a pele, continua. O cérebro já pode controlar a respiração primitiva e regular a temperatura do corpo; os olhos podem se mover nas órbitas. O bebê se torna sensível à luz, sons, gosto e cheiros. Aqui fica a pergunta: como o bebe pode sentir cheiro dentro do útero? (pergunte ao especialista )
  Múltiplos: Seus bebês ainda apresentam o mesmo tipo de crescimento que os fetos únicos.

30 SEMANAS

Nosso pequeno príncipe pesa em torno de 1500 gramas agora. Mede cerca de 39 cm da cabeça aos pés. A superfície do cérebro fetal apresenta um aspecto enrugado com circunvoluções do tecido nervoso. Essas circunvoluções fornecem mais área e maximizam a disposição das células cerebrais. Respiração rítmica e a temperatura corpórea são agora controladas pelo cérebro. Aquele lanugo inicial está desaparecendo, exceto nas costas e ombros. As pálpebras se abrem e fecham e as unhas dos pés estão crescendo. O cabelo já está presente. Agora a medula óssea já é responsável pela produção de sangue (tarefa que era realizada pelo fígado e baço anteriormente). A pele torna-se mais lisa e plana à medida que os depósitos gordurosos acumulam-se sob ela. O tecido gorduroso começa a formar "ilhas" de gordura e passa a ser uma fonte de energia.

31 SEMANAS

 O crescimento começa a diminuir um pouco a velocidade e o cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O tamanho da cabeça aumenta à medida que o cérebro em crescimento empurra o crânio externamente, criando mais circunvoluções na superfície. Esse rápido crescimento aumenta o número de conexões entre as células nervosas individuais. A íris torna-se colorida e as pupilas respondem de modo reflexo à luz. Os cabelos crescem e tornam-se mais espessos. O único órgão importante que ainda não está totalmente pronto para o nascimento é o pulmão. As unhas dos dedos dos pés estão completamente formadas. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas sobre si mesmas, o que é conhecido como posição fetal. No final dessa semana ele pesa cerca de 1700 gramas e mede em torno de 36-37 cm dos pés à cabeça.

0 comentários:

Postar um comentário